Minha trajetória como estudante de gastronomia

domingo, 27 de junho de 2010

Dolmã

Desde que passei a usar orgulhosamente o dolmã surgiu o curiosidade a cerca de sua origem e história. Mais que um uniforme que deve ser confortável e prático, o dolmã personifica aquele que trabalha na cozinha com arte e técnica: o chef. A roupa impecável e imaculadamente branca denota o comprometimento do chef para com aqueles quem degustarão suas preparações e também com quem o auxilia nesta jornada de tranformar matéria prima em sabor, aroma, beleza e alimento. O termo Dolmã no dicionário é descrito assim:


1 sobreveste de origem turca, abotoada de cima a baixo, cintada e com abas soltas que chegavam aos joelhos [Foi peça característica de muitos uniformes dos hussardos.]

2 mais recentemente, casaco de gola levantada, ajustado à cintura, abotoado de cima a baixo, com ou sem alamares, us. esp. por militares

3 Derivação: por extensão de sentido.

4 qualquer modelo de roupa masculina ou feminina inspirado no dólmã militar

É o jaleco usado pela brigada da cozinha (cozinheiros, chefes, muitas vezes até o lavador de pratos).

Quem deu inicio ao uso de uniforme dentro da cozinha (jaleco branco e touca) foi Antonin Careme cozinheiro francês do sec XVIII e XIX.

O Dolmã foi inspirado no uniforme do exercito turco. A cozinha está intimamente relacionada com a estrutura militar.

Chefe, sub chefe, chefes de partida, ajudantes... O plano de trabalho do dia é comumente chamado de Plano de Ataque... enfim, é uma estrutura baseada no militarismo, tradição herdada de Auguste Escoffier, o "Imperador dos Chefs" e codificador da Gastronomia.

Fonte: Dicionário Houaiss (www.uol.com.br/biblioteca)

Para a chef Lilian Carvalho, o dolmã é mais que um uniforme. Transcrevo aqui suas palavras inspiradoras sobre o dolmã e sua magia:

"Para ser um chef é necessário muito mais que talento. É preciso conhecer todo o funcionamento de uma cozinha, e não apenas ter o dom no trato com as panelas. Comprar, gerenciar pessoas, planejar, comercializar seus produtos e serviços são competências imprescindíveis do profissional de gastronomia.

Essa parte acima vocês devem conhecer bem. Mas, será que é o suficiente?
Deixarei o conceito de lado e contarei sobre o amor e respeito que envolve o chef e seu "dolman" (jaqueta; uniforme; EPI).
Vestir o uniforme é, para muitos, um dos primeiros passos a serem tomados antes de começar a ação. Ao meu ver, parece ser o último.
Busco concentrar-me para resgatar lembranças do meu passado. Com um simples olhar em direção ao espelho asseguro-me que estou preparada para começar um novo e memorável dia dentro da cozinha.
O ritual de checar se o uniforme está limpo e bem passado, se olhar no espelho antes de vesti-lo, e resgatar lembranças vividas em cozinhas, serve para nos assegurar de que estamos vivendo para o que amamos, cozinhar. Acho engraçado quando noto um aprendiz "se namorando no espelho", vestido de "chef". Não sei bem que deslumbramento é esse, com a tal da roupa branca. Até parece que é a nova fantasia do mercado.Talvez, a mais moderna.
Para respeitar esta profissão, precisamos conhecer a cozinha como conhecemos nossos quartos. Resta-nos saber quando limpar, organizar, decorar e convidar alguém para entrar. Pode parecer boba a comparação mas para a maioria das pessoas isso ainda não está claro.
A minha humilde experiência foi suficiente para entender sobre o ato de "alimentar o próximo", respeitando técnicas, normas e buscando aprimorar os conhecimentos para satisfazer quem se arriscasse a provar os meus pratos. Foi dando passos curtos porém buscando a continuidade em cada lugar que passei. Foi aí, que comecei a reconhecer o valor da minha profissão.
Para vocês compreenderem bem minhas palavras, precisam estar dentro da cozinha. Precisam sentir o cheiro, o calor, a emoção de chamar uma comanda, de servir a comida na temperatura certa, da satisfação do dever cumprido, e no final, perceber que diariamente vocês estão fazendo parte de uma dança que precisa ter o ritmo melhorado a cada dia, para dessa maneira seguir no passo certo.
Independente da origem academica, da forma que vai exercer o seu oficio ou objetivo que vocês queiram atingir dentro da profissão, busquem primeiro saber se esse tal sentimento toma conta de vocês. Porque cozinhar é dedicar-se, expressar-se, e principalmente respeitar o que se manipula para ser oferecido da melhor forma a alguém. Se de fato isso existe em você, sorria porque agora você está preparando para
se fantasiar!!! "
http://chefliliacarvalho.blogspot.com/

12 comentários:

  1. Olá!!!sinceramente...lendo as palavras a cima....
    me emocionei
    é bem como descrito ali q me vejo;q me sinto....
    amo cozinhar,criar...estar envolvida com as panelas legumes temperos...
    amei esse blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Aline, obrigada pela visita.
    Fico feliz em partilhar com pessoas como você que compreendem minha felicidade e emoção em cozinhar. Vestir a dolmã é para mim como me vestir para uma cerimônia: sinal de respeito para com a profissão, o ato de cozinhar e com quem irá consumir o alimento preparado por minhas mãos.

    Um grande abraço
    Karine

    ResponderExcluir
  3. BONITAS AS PALAVRAS, E É ISSO MESMO É NECESSÁRIO AMAR O QUE SE FAZ. PARABENS.

    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUMA REGRA PARA O USO DE BANDEIRAS NA GOLA DOS DOLMÂS DOS CHEFS????.

    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita!
    Também tenho esta curiosidade mas ainda não encontrei nenhuma informação sobre regras definidas. Os Chefs costumas usar as bandeiras de seu país e estado, algumas vezes de sua cidade. Muitas vezes a bandeira indica a origem do chef e sua cultura culinária, ainda que este não resida em seu país natal. Mas estou buscando sobre a existência dessas regras. Postarei os resusltados de tal pesquisa aqui.
    Um abraço.
    Karine

    ResponderExcluir
  5. Olá Karine!
    Tenho um blog sobre utensílios de cozinha e outras coisas mais e estou fazendo um post sobre dolmã. Gostei MUITO do seu post e gostaria de indicá-lo para quem quiser ler mais sobre isso (vou disponibilizar um link, pode ser?). Afinal, você é realmente chef e sua descrição é de alguém que realmente tem uma relação especial com a cozinha.
    Abrs e parabéns!
    Catharina

    ResponderExcluir
  6. A última frase me fez arrepiar, tenho apenas 21 anos, amo esta profissão que para mim é o hobby que trato com seriedade a cada dia.
    Sem amor não há sal, pimenta ou açúcar que possa corrigir o sabor, tua alma, tua personalidade, teu espírito é a assinatura de qualquer prato que faça.
    As vezes acho que sonho muito alto para um jovem que fez apenas o 1ºSemestre de gastronomia, mas se nenhum chef assim como a Lilia tivesse sonhado em vestir a tão desejada Dolmã, hoje não existiria tantas histórias de persistência, dedicação e conquista.
    "Conquistar um sonho é o maior presente que alguém pode dar a sua própria alma mesmo"

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog, gostei muito, sou estudante de arquitetura e gosto muito de cozinhar, elaborei até uns pratos típicos da região norte mais precisamente no Amazonas, e concordo com os colegas, foi emocionante, fica na paz.

    ResponderExcluir
  8. Teria o lado correto de fechar a Dólmã

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela sua trajetória na cozinha.
    Fica aqui o meu canal de Gastronomia para você e seus leitores acessarem.

    CHEF ZITTA

    https://www.youtube.com/channel/UCYraSAYs2hGnlEb3SRYZ5_A

    ResponderExcluir
  10. A dolmã pode ser usada para quem não tem curso universitário de gastronomia?

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!!!!
    É bem assim que nos sentimos em nosso melhor ambiente, a cozinha.Estranha a uns e inspiradora a outros !!!

    ResponderExcluir