Minha trajetória como estudante de gastronomia

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Carpaccio

Eu sou uma apaixonada pela história da culinária, principalmente as histórias e lendas que envolvem a criação de um prato que se tornou famoso a ponto de virar um clássico mundial.
Comi carpaccio há 2 dias e, como não era uma apresentação comum, incluindo temperos, textura e ponto de cozimento da carne (é isso mesmo, cozimento!), resolvi conhecer melhor este clássico da gastronomia mundial.
Conta-se que o prato surgiu na década de 50, em um bar veneziano chamado Harry's Bar, então sob o comando de Giuseppe Cirpiani. O bar fica até hoje em um beco sem saída chamado Calle Vallaresso, n° 1232, perto da praça São Marcos. Nos seus quase oitenta anos, foi sempre frequentado por gente famosa, Ernest Hemingway, Somerset Maugham, Arturo Toscanini, Orson Welles, Aristóteles Onassis, Maria Callas, Truman Capote, Charles Chaplin. Lá surgiram drinks famosos como o Bellini e o Tiziano. 
Conta a história de que uma cliente do bar, a condessa Amália Nani Moncenigo, fez um pedido um tanto incomum para a época: carne crua,  pois assim lhe tinha orientado seu médico para lhe curar a anemia. O dono do bar, também seu amigo, trouxe-lhe então lâminas finíssimas de carne crua regadas com molho a base de mostarda. O prato foi chamado de carpaccio pois estava acontecendo em Veneza uma exposição das obras do pintor renascentista, Vittore Carpaccio (1460-1525), cujos quadros apresentam tons de vermelho vibrantes como a cor da carne crua.
No Brasil o carpaccio chegou só na década de 70, trazida por Massimo Ferrari, para seu restaurante em São Paulo - o “Massimo”.


Eis a receita original de Giuseppe Cipriani:

Carpaccio

Ingredientes:
300 g de filet mignon
60 ml de maionese;
2 colheres de sopa de creme de leite:
1 colher de sopa de mostarda;
1 colher de chá de molho inglês (Worcestershire);
Tabasco;
Sal a gosto;
Rúcula;
Queijo parmesão (Parmigiano Reggiano)

Preparo:
Coloque a carne no congelador e depois de bem firme, retire. Corte em lâminas muito finas. Separadamente, misture maionese, creme de leite, mostarda e molho inglês até obter creme homogêneo. Tempere com sal e tabasco. Arrume a carne em prato de vidro, colocando no centro o molho. Decore com folhas de rúcula e lâminas de queijo parmesão. 

Outra opção de molho:  

Molho de Alcaparras

Ingredientes

Salsinha 
Alcaparras
Limão
Azeitona preta picada
Azeite de oliva extra virgem
Mostarda Ancienne
Molho inglês
Suco de limão
Sal e pimenta-do-reino
Preparo
Em uma tigela coloque uma colher (chá) mostarda e uma colher de chá de molho inglês e duas colheres de sopa de suco de limão. Misture tudo, levemente. Acrescente pimenta-do-reino e uma pitada de sal. Vá adicionando o azeite de oliva, cerca de 6 colheres de sopa e misture bem. Após, deixe os ingredientes descansando por 1 minuto.
Enquanto isso, vá picando a salsinha (aproximadamente 2 colheres de sopa), uma colher (sopa) de azeitonas pretas picadas e uma colher (sopa) de alcaparras. Adicione ao restante dos ingredientes. Depois, basta regar o molho no carpaccio.

Hoje em dia, o termo carpaccio é usado para fatias bem fininhas de diversos tipos de carne, peixes, frutos do mar, legumes e até queijos e frutas. O molho de alcaparras e azeite compõe o prato tão bem como o molho com mostarda. As criações não findam nunca!!! Mas o clássico carpaccio de filé mingnon bovino continuará sendo um ícone dos antepastos italianos.

La vita è bella! 
Buon appetito!


5 comentários:

  1. Olá, Karine!
    Esse blog é ma-ra-vi-lho-so!!!!!!!!!
    Fiquei salivando por causa do chantilly de chocolate, mas...cadê a receita ???????
    rsrsrs...
    Um abração e bom fim de semana.

    Sol

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudia!
    Obrigada pela visita e comentário!
    A receita de chantilly de chocolate está no blog na postagem Chocolate Chantilly, mas aqui vai ela novamente:

    Chocolate Chantilly
    Ingredientes
    225 gramas de chocolate 70% cacau de boa qualidade
    200 ml de água
    Gelo

    Preparo
    Aqueça a água até 36°C e adicione o chocolate até derreter completamente. Coloque um bowl inoxidável vazio sobre um outro bowl maior cheio de gelo. Despeje o chocolate derretido dentro do bowl frio e mexa a emulsão com o fouet, mantendo o bowl sobre o gelo até a mistura começar a alterar, tornando-se uma creme aerado, leve porém consistente como o chantilly de creme de leite. Mantenha a 4°C, dentro do banho-maria invertido. Sirva à seu gosto.
    Pode-se utilizar uma mistura de chocolate meio amargo e chocolate ao leite.
    Esta técnica foi inventada em 1995 por Hervé This, cientista criador da Gastronomia Molecular.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. IO SONO UNA AMANTE DELLA CUCINA ITALIANA E PORTOGHESE. SIETE DI CONGRATULAZIONI.

    ResponderExcluir
  4. Silvia, grazie per la visita!
    Se avete qualche contributo alla storia come il carpaccio o ricette che desideri condividere, manda me. Le sarei molto grato.
    Un grande abbraccio
    Karine

    (Silvia, obrigada pela visita! Caso tenha alguma contribuição à história como a do carpaccio ou receitas que gostaria de partilhar, me envie. Ficarei muito grata. Um grande abraço Karine)

    ResponderExcluir
  5. deve ficar bom em...
    depois da uma passadinha la no meu blog
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderExcluir