Minha trajetória como estudante de gastronomia

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Oito aulas

Hoje será minha oitava aula de Panificação e confeitaria. Por que uma postagem sobre esta aula em particular?
Minha oitava aula de Cozinha I foi uma prova sobre a qual comentei aqui, que me trouxe muita ansiedade e expectativa. hoje não será uma prova pois ainda teremos mais 3 aulas para concluir o módulo. A oitava aula de cozinha I também não concluiu o módulo mas ambas me fazem refletir sobre minha tragetória até aqui: sou uma estudante de gastronomia, apaixonada pela cozinha, cada dia mais repleta pelas bases da culinária. Conhecer os ingredientes, aprender e compreender técnicas simples mas que me permitirão criar minhas receitas, buscar a cerca de história da gastronomia...
Gostaria de ter mais tempo para praticar em casa, mas o trabalho me consome mais de oito horas diárias e por mais que me esforce, mal consigo estudar a parte teórica das aulas. Tenho realizado preparações em casa procurando utilizar meus antigos e principalmente meus novos conhecimentos, mas tenho sede de mais. Fizemos um "dever de casa" aqui em casa e estou na espera do próximo que será organizado por outros colegas.
Falando mais um pouco também sobre este módulo de panificação e confeitaria:  a escola não tem o objetivo, neste curso, de formar confeiteiros e padeiros pois existem cursos específicos para um e outro. Mas o curto tempo foi muito bem aproveitado pela turma sob o comando do chef Wender. Fiquei apaixonada pela panificação. Ver a massa crescer  após trabalhá-la para desenvolver o glúten, dar formato à ela e assar essas maravilhas me encantou.
A panificação "subiu à minha cabeça" à ponto de me motivar a fazer  fermento natural quando estive visitando minha mainha na Bahia. Rendeu um primeiro pão maravilhoso mas creio que havia alguma cepa de levedura ou bactéria nociva pois o fermento não sobreviveu à viagem da Bahia até BH e morreu. Snif! Mas não vou desanimar. Não desanimo nunca e meu petit gateau perfeito está aí para provar isso. Vou iniciar novo fermento e quem sabe chegarei ao patamar da Roberta Sudbrack cujos "filhinhos" fermento têm 15 anos!!! E a Mari Hirata que consegue viajar com eles na bolsa pelo mundo afora!!!
Somos loucas? Não. Apaixonadas, isso sim.
Talvez a"saga do fermento natural" será contada aqui...
Enquanto isso, fico estudando sobre farinhas, fermento, melhoradores de farinha e aditivos, massas "amassadas" (pães), folhadas, batidas, merengues francês, italiano suiço... , caldas e xaropes, cremes...
É um universo tão intenso que me absorve e muitas vezes sonho à noite com ingredientes e preparações. Nesta última noite sonhei com este blog e com vocês meus companheiros leitores.
Cozinhar é arte e ciência. Alimentar o próximo está perto de uma religião. Não é nenhuma blasfêmia, apenas acredito que o sentimento de quem alimento o outro com preparações de suas próprias mãos é senão amor e dádiva. Aquele que cozinha é um profeta do bem estar e saúde, além de saciar o espírito enquanto o corpo se regozija com o ato de se nutrir.
Vou continuar cozinhando para ser feliz.
Soyez heureux!!! 
(Sejam felizes!!!)

Meu pão de fermento natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário